Afinal, o que faz um Designer de Interiores?

21/07/2016 00:00

Uma breve explicação...

Muita gente me pergunta isso. Confesso que também não sabia direito, até entrar na Universidade.

Não, um designer de interiores NÃO é um decorador. Não se preocupa somente com questões estéticas.

O Designer de Interiores estuda profundamente o espaço de maneira a adequar todas as suas funções às necessidades do usuário. Abrange estudos ergonômicos, conforto térmico, acústico e visual, iluminação, segurança e acessibilidade. Baseado em normas técnicas, proporciona ao espaço funcionalidade, harmonia e beleza.

O Designer de Interiores pode atuar em diversas áreas como: interiores residenciais, comerciais, espaços corporativos, entretenimento, cenografia e feiras de negócios

 Jenny Gibbs, em seu livro Design de Interiores - Guia Útil para estudantes e profissionais, diz: " O papel de um  designer de interiores é polivalente. Para obter bons resultados o designer precisa ser eficiente e disciplinado, possuir tanto aptidões comerciais como ser flexível, criativo e ter senso artístico".

Como vemos, para exercer essa profissão, é necessário muito estudo e aptidões. Além disso, as tendências mundiais e o constante lançamento de materiais e produtos, fazem com que o profissional de design tenha necessidade de estar sempre atualizado, dinamizando seus conhecimentos.

Pensou que era simples?

Para quem é apaixonado, como eu, até que é!